SOBRE CICLÍDEOS

 

Ciclídeos Africanos

 

Os peixes ciclídeos africanos, são peixes oriundos de diversas regiões, principalmente dos grandes lagos africanos formados no Vale do Rift Ocidental, Malawi, Tanganica e Vitória, os Rift lake. Esses lagos abrigam peixes maravilhosos, onde muitos apresentam cores fantásticas, capazes de conferir glamour a todos os aquários que os possuam.

O Aquário de Ciclídeos Africanos

 

Aquário de Ciclídeos Africanos

Normalmente utilizamos aquários com bom volume para abrigar os Ciclídeos Africanos, pois são peixes que necessitam de muito espaço para melhorar sua convivência. É normal que haja uma ou outra investida entre eles, o que é amenizado em aquários compridos, pois a perseguição normalmente não se dá por espaços maiores. Um aquário com 2 metros de comprimento, 200 x 50 x 60cm, pode comprovar a teoria de que o espaço ajuda muito na convivência dos peixes.

O hardscape

Considerando a origem dos Ciclídeos Africanos, o aquário deve ter em sua decoração areias e rochas. São vários os tipos de rochas naturais indicados, além de rochas de isopor modeladas e impermeabilizadas, associadas a substrato alcalino, visando manter a alcalinidade da água, necessária para os peixes. É importantíssimo criar tocas e espaços divididos pelas rochas, uma vez que tais ciclídeos necessitam de ninhos e “territórios”.

Encontramos muitos aquários de Africanos com utilização de rochas marinhas, formando belas montagens com a exuberância de cores dos peixes, formando um “falso marinho”.

Os lagos (Malawi, Tanganyika ou Victória)

 

A indicação para um iniciante é primeiramente escolher um dos três lagos para o seu projeto, evitando a mistura de peixes de lagos diferentes. Pois, em alguns casos, pode haver incompatibilidade devido aos parâmetros da água, comportamento ou alimentação. A partir dessa decisão é que ele poderá analisar os subgrupos existentes no lago escolhido para efetuar sua configuração.

Os subgrupos de Ciclídeos Africanos

Quem já conhece um pouco sobre Ciclídeos Africanos já deve ter ouvido falar sobre Peacocks, Mbunas, Não Mbunas, Shell Dwellers, Tropheus etc. Estes nomes definem alguns subgrupos de peixes que possuem características comuns entre eles. Filtrar peixes com as mesmas características pode facilitar a busca por aqueles que poderão vir a conviver no mesmo aquário.

O comportamento

Tenhamos em mente que dentro do nosso futuro aquário haverá uma certa competição por território, parceiras e alimentação. Devido a isso, é imprescindível que o aquarista conheça o comportamento dos peixes antes de efetuar sua escolha. Algumas espécies possuem um comportamento agressivo, outras apresentam menor agressividade. Alguns podem conviver com outras espécies, mas não aceitam indivíduos de sua mesma espécie. Imagine um peixe muito agressivo perseguindo um outro indivíduo o tempo todo no aquário.

Isso pode levar à morte do agredido. Pior ainda se o tamanho adulto deles tiver muita diferença. Por isso analisamos se determinado peixe vai “aguentar” as companhias que vamos lhe dar. Também a cor pode influenciar a definição da fauna. Um peixe amarelo pode achar que um amarelo de espécie diferente é um concorrente seu e a perseguição será contínua.

Os hábitos Alimentares

Existem dentre os Ciclídeos Africanos as espécies vegetarianas, onívoras e carnívoras. Existem rações específicas para determinados grupos de CAs, o que garante uma nutrição adequada a eles. Mas como poderemos garantir que cada um se alimente adequadamente se misturarmos peixes com necessidade nutricionais diferentes? Portanto, melhor manter apenas peixes com o mesmo hábito alimentar.

Tanto que já podemos adquirir rações de qualidade específicas para nossos Ciclídeos Africanos. 


A filtragem

Um bom filtro é indispensável para essa montagem, pois precisamos manter a água livre de elementos tóxicos como a amônia, por exemplo. Utilizamos na filtragem Canister da linha RS Aqua e mídias filtrantes como carvão ativado, no caso o Premium Carbon da Ocean Tech ou o ZeoCarbon, que é um carvão ativado com Zeólita, ampliando sua abrangência, permitindo filtrar também a amônia, ou o produto Ammonia Remover, que o próprio nome já diz ser removedor de amônia, além de nitritos e nitratos. Uma ótima e necessária opção é a mídia biológica Bio Glass Ring para alojar a filtragem biológica, produto 30 vezes mais eficiente que as cerâmicas comuns. Para melhorar os resultados de sua filtragem, inclua os demais produtos Ocean Tech, como o Overnite e o Ocean Blend. Uma boa movimentação da água por parte do filtro é interessante, pois auxilia a levantar a sujeira que se acumula na areia, levando-a para o sistema de filtragem.

A iluminação

Podemos utilizar uma iluminação de média a forte, com combinação de lâmpadas para ressaltar as cores dos peixes. Também lâmpadas com foco direcionado para criar áreas mais iluminadas e outras sombrias. No local com maior incidência de luz surge um pouco de algas, o que é apreciado como alimento pelos peixes.

A água

 

Devemos oferecer aos Ciclídeos Africanos uma água alcalina e com dureza média. Rica em oxigênio e livre de poluentes. Para mantermos com facilidade alguns parâmetros, podemos utilizar o Cichlid Lake Salt que fornece quantidades adequadas de cálcio, magnésio, sódio e potássio para ajuste da dureza. Já para controle do pH, utilizamos o Malawi/Victoria Buffer para manutenção do pH entre 7,8 e 8,4 ou o Tanganyika Buffer para que se mantenha entre 9,0 e 9,4.

Como os peixes necessitam de elementos traços na água, conseguimos suprir essa necessidade utilizando o Cichlid Trace, pois esses elementos acabam indisponibilizados pela precipitação, oxidação e consumo. Todos os produtos são da marca Seachem.

O hibridismo

O hibridismo pode ocorrer entre os Ciclídeos Africanos, principalmente em aquários que contenham espécies com cores parecidas, pois os machos podem confundir fêmeas de outras espécies com as da sua. O resultado são peixes descaracterizados, com cores nem sempre apreciadas, comportamentos imprevisíveis e até mesmo alguma deformidade. Devemos evitar ao máximo que isso ocorra.

A troca parcial da água

Tanto a água inicial da montagem do aquário quanto a água a ser reposta no aquário no momento das trocas parciais periódicas devem receber um cuidado especial. Para isso, utilizamos diversos produtos da Ocean Tech, que proporcionam segurança e bem estar ao aquário, reduzindo as chances de eventuais problemas que podem surgir no decorrer do tempo.

Como a água não deve conter cloro, nocivo aos peixes, podemos utilizar o Teste de Cloro da Ocean Tech para detectar sua possível presença na água. Na sequência, usamos o produto Ocean Guard, que remove cloro e cloramina, neutraliza metais pesados, protege a mucosa dos peixes e reduz o estresse, entre outros benefícios.

 

Ocean Blend reduz a necessidade de trocas parciais, reforça o ciclo biológico, degrada resíduos orgânicos, reduz níveis de amônia e nitratos e elimina odores. Já o Over Nite, além da rápida redução de amônia e nitrito, pois estabiliza e mantém um biofiltro saudável. Para a manutenção de uma água cristalina, utilizamos o Cloudy Cleaner, que limpa a água turva, com rápida ação.

Os produtos mencionados neste artigo são apenas sugestões, a forma como você vai montar seu aquário depende do seu bolso e da composição do aquário. O mais importante é você ter um aquário lindo e saudável.

 

Fonte: www.tropicalimport.com.br/artigos/ciclideos-africanos/

 














Cichlidae é uma família de peixes de água doce da ordem Perciformes que inclui cerca de 227 gêneros e 27,977 espécies, sendo estimadas 3.000 espécies distribuídas pela América Central e do Sul.Os ciclídeos representam a maior família de peixes (em termos de número) e cerca de 5% dos vertebrados existentes na Terra. O Brasil tem aproximadamente 81 espécies. São encontrados, em sua maioria, em ambientes de água doce.

Os ciclídeos possuem o corpo comprimido lateralmente, uma narina apenas por lado do corpo, a linha lateral dividida e espinhos nas nadadeiras dorsal e anal (dorsal, entre 7 e 25 raios duros e 5 e 30 raios moles; anal, entre 3 e 15 raios duros, geralmente 3, e 4 e 15 raios moles, em algumas espécies até 30). O grupo caracteriza-se ainda: pela presença de uma única narina em cada lado da cabeça, pela presença de dentes nas duas mandíbulas e na garganta e pelo intestino, que sai do estômago pelo lado esquerdo (ao contrário dos restantes grupos de peixes). São os mais populares peixes de aquário, pois possuem alta diversidade de coloração, forma, tamanho e comportamento.

Os ciclídeos têm ampla distribuição geográfica nas Américas, África, Madagáscar, litoral sul da Índia, Sri Lanka, Oriente Médio, Cuba e Ilha de São Domingos. Foram introduzidos em vários países dos 4 continentes, e em alguns são a única fonte de proteína animal para milhões de pessoas.

 

As espécies mais conhecidas são que habitam o continente americano (ciclídeos neotropicais) onde se destacam os populares acará-disco (Symphysodon aequifasciatus) e acará-bandeira (Pterophyllum scalare). O continente africano, mais precisamente na região do Rift Valey (Lagos Vitória, Malawi e Tanganica) se destaca pela biodiversidade de espécies dessa família. Estes ciclídeos africanos caracterizam-se pela exuberante coloração e seus tamanhos variam de 2,5 centímetros (Neolamprologus multifasciatus) a 80 centímetros (Boulengerochromis microlepis), ambos do lago Tanganica. No Malawi encontramos predominantemente os gêneros Pseudotropheus, Melanocromis e Aulonocaras. Possuem as mais variadas formas, mas em geral o corpo é moderadamente profundo e comprimido. O lago Malawi merece especial atenção por ser habitat das espécies mais coloridas da família. Muitas espécies de ciclídeos são criadas e comercializadas como peixes ornamentais, ou exploradas na pesca comercial e esportiva (ex. Tilápias).

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cichlidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário