CICLÍDEOS AFRICANOS

 Ciclídeos Africanos

 

Ciclídeos faz parte de uma família com mais de 30 mil espécies, sendo considerada a maior família de peixes.

Como montar um aquário para Ciclídeos Africanos:

Ciclídeos são peixes fascinantes, suas cores são quase iguais dos peixes marinhos, cores vibrantes, além disto, verificar seus comportamentos no aquário é extremamente curioso e agradável. Se aprende muito na observação.

Montar um aquário para Ciclídeos Africanos é muito simples e bem parecido com outros aquários, mas para os Ciclídeos Africanos é necessário que a água seja alcalina, bem alcalina. O aquário deve ter muitas pedras, rochas, esconderijos, isto é fundamental, pois eles são extremamente territorialistas.

Os Ciclídeos Africanos possuem cores exuberantes, realçadas, são resistentes, de fácil adaptação, mas são territoriais e agressivos. Em um aquário estável, com parâmetros ideais se reproduzem muito fácil, mas é preciso separar os alevinos para não serem comidos pelos pais ou outros peixes. Se o aquário for grande com muitos esconderijos é bem possível que os alevinos mais fortes e espertos consigam sobreviver. Em algumas espécies  as fêmeas carregarão os ovos fertilizados dentro da boca e os incubarão. Estes filhotinhos serão libertados da boca da mãe quando atingirem por volta de 1 centímetro.

Por serem extremamente territorialistas, aconselho você, depois de montado o aquário, comprar os Ciclídeos e colocar todos peixes de uma só vez, assim cada um vai para uma toca e marca aquela toca como seu território, sem brigas. Colocar algum peixe depois que montou o aquário e já introduziu alguns peixes Ciclídeos é muito provável que o novo peixe "invasor" não será aceito em nenhum canto do aquário, pois tudo já estará demarcado pelos anteriores.

Como colocar um novo peixe no aquário de Ciclídeos:

Para introduzir um novo peixe, após algum tempo que o aquário foi habitado, o jeito é mudar totalmente a posição das rochas e pedras para confundir aqueles peixes que marcaram seu território, suas tocas. Alimentar os peixes antes de introduzir o novo e apagar as luzes do aquário, assim o novo peixe terá chances aparentemente iguais.

O Tamanho ideal para um aquário de Ciclídeos Africanos fica em torno de 20 litros de água para cada 1 peixe. Lembrando que os Ciclídeos crescem bem. O ideal para começar a criar Ciclídeos Africanos é um aquário de 200 litros ou maior, menor que isto fica muito difícil e só é recomendado para aquaristas mais experientes.

Os Ciclídeos africanos podem chegar aos 30 centímetros no aquário, porém os peixes do lago Tanganyika só irão chegar aos 15 centímetros no máximo. Os Ciclídeos Africanos provem do Vale Rift (Rift Lakes), dos lagos Victoria, Malawi e Tanganyika, todos apresentando água muito alcalina.

Parâmetros ideais para Ciclídeos Africanos (com suporte para os 3 lagos):

O ideal é manter um PH entre 8.2 a 8.4, Kh=10° Gh =10º e Temperatura entre 26 a 30 graus no máximo. Temperatura acima do recomendado (27ºC) fará aceleração do metabolismo, consequentemente irão comer muito mais, ficaram mais agressivos. As luzes deverão ficar ligadas num período de 8 horas diárias, no mínimo. É bom saber que tendo a água bem alcalina a Amônia torna-se mais perigosa, portanto o melhor é ter um bom sistema de filtragem.

Você até pode misturar os peixes que vem de lagos diferentes, cada qual com suas particularidades, porém não se deve colocar dois machos da mesma espécie no aquário, irão brigar até a morte. A alimentação neste caso poderá ser um problema, visto que alguns são totalmente herbívoros e outros onívoros.

Quanto a montar um aquário para Ciclídeos Africanos, o sistema de filtragem deverá ser o melhor possível, pois fazem muita sujeira. Você encontra várias dicas de filtros neste site. A iluminação não precisa ser tão forte, você encontra boas lâmpadas em lojas de aquarismo, prefira as de Leds. Vai precisar de um termostato com aquecedor acoplado, para aumentar a temperatura no inverso e ventoinhas para abaixar a temperatura em dias quentes de verão.

 Depois é só medir e manter os parâmetros, irá precisar de um termômetro e kits de testes: Medidor PH (preferencialmente digital); PH e KH. Vai precisar de um removedor de cloro, tanto para encher o aquário e para fazer trocas parciais obrigatórias (20% no mínimo - 30% no máximo) uma vez por semana. Não vou citar teste de Amônia porque deixando tudo limpinho, não colocando comida em excesso a Amônia não irá surgir. Não se deve trocar mais de 40% da água do aquário, pois poderá desequilibrar a biologia. É também importante que a água nova que vai introduzir no aquário esteja na mesma temperatura da antiga água, isto evitará doenças ou até mesmo um choque térmico, idem ao PH.

A temperatura não deverá sofrer alterações bruscas, por isto o melhor é usar um termostato e deixar a temperatura constante entre 25 a 30 graus. Eu costumo deixar em 27 graus que acredito ser o ideal, pois os peixes estão crescendo com ótima coloração e saudáveis, obviamente pelo conjunto de tudo.

É muito importante que o aquário já esteja ciclado para introduzir os peixes. O período de ciclagem leva em torno de 40 dias. Você só poderá colocar os peixes no aquário após o mesmo estar ciclado, nitrato ZERO. Depois deste período, dependendo do aquário, algumas algas já começam aparecer e servirão de alimento para alguns peixes e alevinos.

O substrato ideal para um aquário de Ciclídeos Africanos é Aragonita (não é concha moída). A Aragonita deixa a água com PH alcalino, ideal para Ciclídeos Africanos (também usada em aquários marinhos). Atua como um "tampão" (água dura) não deixando oscilar o PH. Caso não encontre este mineral (aragonita) poderá usar outros tipos de substratos alcalinos (calcáreos), porém, deverá monitorar constantemente o KH, e se necessário, colocar tamponadores vendidos em lojas de aquarismo. Para qualquer tipo de substrato, fazer sifonagem periodicamente, a fim de aspirar o excesso de detritos e renovação das propriedades da água.

O cascalho deverá ter uma altura superior a 4 centímetros, isto influenciará na colonização de bactérias aeróbicas e anaeróbicas.

A granulometria do substrato deverá ser mínima, pois os Ciclídeos gostam de cavar, fazer buracos e jogar o cascalho de um lado para outro. Por isto quando montar seu aquário para Ciclídeos Africanos cuidado para não deixar pedras grandes soltas por cima do cascalho, pois irão cavar e poderão derrubar as pedras e isto poderá quebrar seu aquário. Este ato de cavar a areia é apenas para o macho marcar seu território. Sempre coloque as rochas e pedras antes de colocar a areia.

Note que a água deverá ser alcalina, mais propensa para o surgimento de amônia tóxica, portanto, o(s) filtro(s) deve estar em bom funcionamento bem como TPAs semanais. Você poderá utilizar carvão ativado quando verificar que a água está amarelada ou com algum odor. Plantas naturais não são recomendadas visto que os Ciclídeos Africanos (herbívoros) irão comer todas. Tem uma espécie de planta (da Amazônia), que suas folhas são bem duras, assim os peixes não irão comer, mas devem ficar fortemente fixadas, pois os Ciclídeos vasculham tudo e poderão soltá-las com facilidade. As plantas naturais não irão prosperar porque não injetaremos CO2 (gás carbônico) como num aquário plantado. O ideal é utilizar plantas artificiais.

Como montar um aquário para Ciclídeos Africanos:

Montar um aquário de Ciclídeos Africanos com no mínimo 200 litros d'água. Tem maior estabilidade; mais fácil manusear e limpar, além de poder colocar uma maior variedade de peixes. Além dos filtros, coloque uma Wave-Maker apontada mais para a superfície do aquário a fim de movimentar a água e proporcionar troca gasosa (oxigênio para a água), não é preciso colocar outras bombas para fazer bolhas de ar. Esta Wave-Maker também evitará que a sujeira se acumule em algum ponto do aquário. Caso não queira utilizar este método utilize um compressor de ar bem forte, para fazer a oxigenação no aquário. Lembre-se de não colocar pedras com pontas afiadas, nem mesmo fazer esconderijos sem saídas para o peixe que está sendo perseguido não ficar encurralado.

É preciso que o aquário já tenha passado o período de ciclagem ou ciclo do azoto, pois a Amônia e Nitrito é veneno para os Ciclídeos. Se não sabe como ciclar o aquário pesquise no Google, tem artigos muito explicativos.

Faça aclimatação antes de introduzir o peixe no aquário, matéria neste site.

As rochas ou pedras (calcáreas) deverão ser colocadas de modo que fiquem bem firmes, coloque-as sobre o vidro do aquário, não em cima do substrato, pois os Ciclídeos Africanos tem o hábito de encher suas bocas com os grãos do substrato e jogar em outro local, fazem tocas, buracos, uma rocha ou pedra em cima do substrato poderá cair com o tempo e até quebrar o aquário. Também levam seus filhotes na boca para protegê-los.

A maioria dos Ciclídeos Africanos são herbívoros, e se alimentam de algas, mas você encontra no mercado rações específicas para Ciclídeos, que dão excelentes resultados na coloração, mas nem todos os Ciclídeos são herbívoros, pesquise.

Os famosos 3 grandes lagos de África encontram-se situados numa zona denominada por Vale do Rift, abaixo os Ciclídeos correspondentes à estes três lagos (bem resumido):

Espécies de Ciclídeos:

Existem várias espécies de Ciclídeos, veja abaixo as principais:

 

Espécies do Lago Malawi:

1) Mbunas

2) Haplochromideos

3) Aulonocaras

 

Espécies do Lago Tanganyika:

1) Shell Dwellers

2) Sand Dwellers

3) Rock Dwellers

4) Meia Água

5) Tropheus e Petrochromis

6) Gobios

7) Cyphotilapias

8) Mud Dwellers

 

Espécies do Lago Victoria:

1) Haplochromis sp.

2) Haplochromis sp.

3) Neochromis rufocaudalis

4) Paralabidochromis sp.

5) Ptyochromis sp.

6) Pundamilia nyererei

 













Ciclídeos do Lago Malawi: As espécies são divididas em Mbunas e Não Mbunas.

Existem mais do que 500 espécies de Ciclídeos no Lago Victoria.

As espécies de Ciclídeos, em maior quantidade, estão no Lago Malawi.

Tang é uma abreviação que vem de Tanganyika. Para um aquário com Ciclídeos do lago Tanganyika é aconselhável dosar Iodo, característica do lago, vendido em lojas especializadas.

Os Ciclídeos também suportam água salobra. Você também pode acrescentar uma colher de sal no aquário, isto evitará várias doenças. Uma colher de sopa para um aquário de 200 litros.













Você leu um resumo de como montar um aquário de Ciclídeos Africanos.  Antes de comprar os Ciclídeos Africanos, consulte cada espécie, suas peculiaridades ou escolha uma loja com atendentes especializados que o ajudará na escolha, pois algumas espécies são incompatíveis. Compre alguns casais para reprodução.

 

Fonte: https://www.comidadecorais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário