CICLÍDEOS AFRICANOS DO LAGO VITÓRIA

 CICLÍDEOS AFRICANOS DO LAGO VITÓRIA

Como sabemos, no Rift Valley localiza-se os três lagos de onde provém os Ciclídeos africanos, o lago Tanganyka, o Malawi e o lago Vitória.

Dos três lagos o Vitória é o mais largo.


 






O lago Vitória é o segundo maior lago de água doce em todo o planeta, com aproximadamente 70 mil Km2 e em alguns lugares chega aos 84 metros de profundidade, mas a média é de baixa profundidade, cerca de 40 metros, está aos 1133 metros de altitude. O lago Vitória fica entre três países: Tanzânia, Uganda e Quênia, na África Oriental.

 

Embora tenha aproximadamente 500 espécies de Ciclídeos, é o que menos possui espécies para o aquarismo, 95% dos Ciclídeos deste lago pertencem ao gênero Haplochromis.

 









Infelizmente, por interferência humana este lago encontra-se numa situação desesperadora, lixiviação dos solos agricultáveis, o lixo doméstico e industrial é lançado no lago Vitória há décadas. Também contaminado por herbicidas e pesticidas usadas na agricultura ao decorrer dos anos. O mercúrio também é lançado no lago pelos garimpos da região.

 

Uma prova concreta de que o lago Vitória está poluído é a extinção do peixe Reverse-tooth-cichlid em 1996. Fora esta poluição, nos anos 70 foi introduzido no lago 5 espécies de peixes, 4 espécies da tilápia-do-nilo e a perca-do-nilo (para pesca esportiva e aquicultura), que se tornaram predadores vorazes no lago, reduzindo assim, o espaço para as espécies nativas e o desaparecimento delas. A grande quantidade de algas que se acumulou no lago reduziu a oxigenação da água. O lago está praticamente perdido, não reage. Tornou-se o pior lago para um ciclídeo sobreviver.

 








Não é a toa que raramente é encontrado ciclídeos do lago Vitória para venda. Os poucos existentes no mercado são de criadouros especializados, então se você quer montar um aquário de ciclídeos africanos do lago Vitória deve-se contentar com estes poucos peixes à venda.

 

Para os aquaristas amantes do hobby, é possível encontrar algumas espécies do lago Vitória em lojas especializadas, tais como: Zebra Obliquidens (Haplochromis  sp.); Haplochromis Hippo Point Salmon (Ptyochromis sp. "salmon"​); Haplochromis aeneocolor (Astatotilapia aeneocolor);










Haplochromis sp; Neochromis rufocaudalis; Paralabidochromis sp.; Ptyochromis sp e Pundamilia nyererei.



 







Este é um resumo, mas você encontra outras informações sobre Ciclídeos africanos do lago Vitória pela internet. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário