CICLÍDEOS AFRICANOS DO LAGO MALAWI

  Ciclídeos Africanos do Lago Malawi

Peixes Ciclídeos Africanos do Lago Malawi, normalmente são bem coloridos, agressivos por natureza e com pH bem alcalino igual ao dos peixes marinhos apesar de serem de água doce. Indicados para aquaristas que gostam de aquários agitados, com peixes agressivos e brigas constantes por território, são todos Onívoros.
Ciclídeos Africanos do Lago Malawi tem vários géneros, geralmente divididos entre Mbunas e não-Mbunas.

Os Ciclídeos africanos fazem parte de uma família com mais de 30 mil espécies, sendo considerada a maior família de peixes, portanto, é quase impossível descrever todas as espécies aqui, mas segue abaixo as mais comuns encontradas à venda em lojas de aquarismo.
 
AULONOCARA APACHE
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)













Características: com sua coloração azul vibrante e listras pretas na vertical, o Aulonacara Apache irá trazer cor ao seu aquário. Os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características muito territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Aulonocara Apache, também chamado Sulfurhead Aulonocara e com nome científico Aulonocara maylandi maylandi, que  pode alcançar um tamanho médio entre 9 cm a 12 cm, sendo que alguns machos podem chegar a 15cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Aulonocara Apache é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Aulonocara Apache.

 
BLUE GOLFINHO | CYRTOCARA MOORII
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)




 







Características: São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Cyrtocara Moorii, que pode alcançar um tamanho médio entre 15 cm a 20 cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos. 
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Cyrtocara Moorii é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi serão ótimos companheiros de aquário para o Cyrtocara Moorii.

 
AULONOCARA FIRE FISH
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)
 











Características: os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Aulonocara Fire Fish, que pode alcançar um tamanho médio entre 12 Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida de aproximadamente 8 anos.
 Comportamento e coabitação com outras espécies: o Aulonocara Fire Fish é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Aulonocara Fire Fish.

 
AULONOCARA MAULANA BICOLOR
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












O Aulonocara maulana bicolor é um peixe ornamental de aquário de água doce do lado Malawi, os Ciclídeos são peixes de cores muito vibrantes, com características muito territoriais e gressivas. Viverá muito bem em um aquário com ph entre 7.8 a 8.6. O Aulonacara maulana bicolor não é um peixe recomendado para aquários comunitários com peixes pequenos.
Os Aulonocaras são peixe territorialistas e bastante temperamentais. Costumam viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para os Aulonocaras. 


 
AULONOCARA USIYA
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)













O Aulonocara usiya é um peixe ornamental de aquário do lado Malawi, os Ciclídeos são peixes de cores muito vibrantes, com características muito territoriais e agressivos. Viverá muito bem em um aquário com ph entre 7.8 a 8.6. O Aulonacara usiya não é um peixe recomendado para aquários comunitários com peixes pequenos.
Por ser um peixe ornamental de alimentação carnívora, o Aulonocara Usiya é um havido predador de invertebrados como caramujos e pode ajudá-lo a controlar o ritmo frenético de reprodução das suas Ampulárias.

 
AULONOCARA DRAGON BLOOD COLORIDO
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)











Características: o Aulonacara Dragon Blood é um peixe de aquário que se destaca por sua coloração vermelha que chama atenção dos aquaristas. Os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características muito territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Aulonocara Dragon Blood Colorido, que pode alcançar um tamanho médio entre 15 cm a 20 cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Aulonocara Dragon Blood Colorido é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Aulonocara Dragon Blood Colorido.

 
SOCOLOFI
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Características: O Socolofi também conhecido como Powder Blue Cichlid é um peixe ornamental conhecido por sua beleza, seu azul vibrante chama atenção dos aquaristas. Apesar de lindo o peixinho é muito temperamental. 
Comportamento: os Socolofi são peixinhos temperamentais. Territoriais este peixe de aquário pode se tornar agressivo com peixes da mesma espécie ou de aparência semelhante.
Coabitação com outras espécies: Como a maioria do mbunas, o Socolofi é um peixinho agressivo. Sua agressividade é voltada para os machos de mesma espécie e outros peixes de aparência semelhante, por isso evite peixes de cores iguais ao do Socolofi em seu aquário. 


 
CYPHOTILÁPIA AFRA WHITE TOP
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)











Características: os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características bastante territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Cyphotilapia Afra White Top, também conhecida como Cynotilapia Afra White Top ou Dogtooth Cichlid,que pode alcançar um tamanho médio de 10cm. Esse Ciclídeo africano também possui uma expectativa de vida de 7 a 10 anos. É um peixe bastante exuberante. Como outros do mesmo grupo, apresentam um padrão alternado de listras. No caso da Cyphotilapia Afra White Top, encontramos largas listras de azul intenso sobre corpo azul mais claro vibrante.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Cyphotilapia Afra White Top é um peixe territorialista e bastante temperamental como os demais Ciclídeos africanos. Muito agressivo com machos da mesma espécie, costuma viver em haréns. O ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi serão ótimos companheiros de aquário para o Cyphotilapia Afra White Top.


 
AULONOCARA EUREKA
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Características: os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características bastante territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Aulonocara Eureka, que pode alcançar um tamanho médio entre 15 cm a 20 cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Aulonocara Eureka é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Aulonocara Eureka.


 
AULONOCARA NYASSAE BLUE ORCHID
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Características: os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características bastante territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Aulonocara Nyassae Blue Orchid, que  pode alcançar um tamanho médio de 10 cm a 15cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida de aproximadamente 8 anos.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Aulonocara Nyassae Blue Orchid é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Aulonocara Nyassae Blue Orchid.


 
HAPLOCHROMIS ELETRIC BLUE ICEBERG
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Características: os Ciclídeos africanos são peixes ornamentais de cores vibrantes, com características muito territorialistas e agressivas. São peixes que se movimentam bastante em seu aquário, justamente porque tentam demarcar seu território obstinadamente. Este é o caso do Haplochromis Eletric Blue Iceberg que  pode alcançar um tamanho médio entre 15 cm a 20 cm. Esse Ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos.
Comportamento e coabitação com outras espécies: o Haplochromis Eletric Blue Iceberg é um peixe territorialista e bastante temperamental. Costuma viver em haréns e o ideal é manter 1 macho com 3 a 6 fêmeas  da espécie para auxiliar na boa convivência. É ideal também que os novos peixes sejam colocados no aquário simultaneamente, em grupo, para evitar que sejam agredidos por outros Ciclídeos que já dominam o ambiente. Outros Ciclídeos africanos originados do Lago Malawi  serão ótimos companheiros de aquário para o Haplochromis Eletric Blue Iceberg.
 


NIMBOCHROMIS VENUSTUS
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Tem forte tendência a ser agressivo com peixes de formato e coloração semelhante. Deve ser mantido com peixes de mesmo porte ou maiores. É uma espécie solitária em seu ambiente natural, portanto, não há necessidade de ser mantido em haréns como ocorre com outros Ciclídeos africanos. Expectativa de Vida: 8 anos.
Alimentação: Carnívoro. Em seu ambiente natural é um predador de emboscada se alimentando de pequenos Ciclídeos. Permanece imóvel na sua toca na areia até que as presas estejam ao seu alcance. Em aquário aceita facilmente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimentos ricos em proteínas.


 
FOSSOROCHROMIS ROSTRATUS
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Apesar de seu tamanho grande comparado com outros Ciclídeos africanos não é uma espécie agressiva, exceto em época de reprodução. Expectativa de Vida: 8 anos.
Alimentação: Carnívoro. Em seu ambiente natural se alimenta de invertebrados encontrados no substrato e quando o plâncton é abundante também se alimenta destes pequenos organismos. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.


 
AULONOCARA BAENSCHI
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)











Relativamente pacífico, aconselhável manter com outras espécies de Ciclídeos mais pacíficos. Pode ser agressivo com fêmeas da espécie na tentativa de acasalar, razão o qual deverá manter pelo menos cinco fêmeas para cada macho. O número elevado de fêmeas alivia a agressividade do macho com as fêmeas na tentativa de acasalar. Expectativa de Vida: 8 anos.
Alimentação: Carnívoro. Em seu ambiente natural se alimenta de invertebrados e larvas de insetos que encontra no substrato. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimentos com alto índice de proteína.


 
MAYLANDIA CALLAINOS - CICLÍDEO COBALTO AZUL
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)











Como a maioria dos Mbunas (palavra africana que significa morador de rochas), apresentam uma intensa agressividade intra-espécie. Sua agressividade é mais restrita aos machos da mesma espécie e outros peixes de padrões e cores semelhantes. Como são peixes de harém, é recomendado sempre manter pelo menos um macho e três fêmeas, assim elas não ficarão muito estressadas por causa de perseguições da parte do macho. Entre os Mbunas pode-se considerar que possuem agressividade mediana.
Alimentação: Onívoro. Em seu ambiente natural alimentam-se da biocobertura das rochas. Esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs). Em aquário devem ser alimentados com alimento apropriado para peixes com uma alimentação rica em matéria vegetal. Alimento seco com base de proteína animal pode ser ministrado com parcimônia periodicamente. O excesso de proteína animal (encontrado nas rações para os peixes onívoros e carnívoros) prejudica a saúde do peixe herbívoro, podendo resultar em Bloat ou outras doenças. Na ausência de alimentos contidos na superfície das rochas, pode se alimentar de plâncton presente livremente na coluna d´água.


 
RED EMPRESS (PROTOMELAS TAENIOLATUS)
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Apresenta pouca agressividade com outras espécies de Ciclídeos. Com peixes da mesma espécie ou com cores e morfologia semelhantes possui comportamento bastante agressivo.
Alimentação: Herbívoro. Sua alimentação é à base de algas Aufwuchs e pequenos invertebrados presos nas rochas, semelhante aos Mbunas. Quando o plâncton é abundante na coluna d´água, é possível vê-los se alimentando em águas abertas. Em aquário devemos providenciar-lhes uma alimentação rica em vegetais e spirulina.

 
DEMASONI POMBO (CHINDONGO DEMASONI)
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












Como a maioria dos Mbunas (palavra africana que significa morador de rochas), apresentam uma intensa agressividade intra-espécie. Sua agressividade é mais restrita aos machos da mesma espécie e outros peixes de padrões e cores semelhantes. Como são peixes de harém, é recomendado sempre manter pelo menos um macho e três fêmeas, assim elas não ficarão muito estressadas por causa de perseguições da parte do macho.
Alimentação: Onívoro. Em seu ambiente natural alimentam-se da biocobertura das rochas. Esta biocobertura é um sistema biológico composto por algas e um largo número de minúsculos invertebrados que nelas vivem (denominados de aufwuchs). Peixes recém-nascidos que sejam encontrados também fazem parte da sua dieta. Em aquário devem ser alimentados com alimento apropriado para peixes com uma alimentação rica em matéria vegetal. Alimento seco com base de proteína animal pode ser ministrado com parcimônia periodicamente. O excesso de proteína animal (encontrado nas rações para os peixes onívoros e carnívoros) prejudica a saúde do peixe herbívoro, podendo resultar em Bloat ou outras doenças.


 
AURATUS (MELANOCHROMIS AURATUS)
Ciclídeo Africano  (Lago Malawi)












É um dos Ciclídeos mais comuns e populares no aquarismo brasileiro e facilmente encontrado em lojas do ramo.
Para manter um hárem com um macho e diversas fêmeas considere aquário com pelo menos 100 cm de comprimento, para aquário comunitário mínimo de 150 cm. O aquário para a espécie, assim como para qualquer Ciclídeo Mbuna, deverá conter inúmeras rochas formando um paredão rochoso para se refugiarem e demarcarem território. Deixe algum espaço livre para nadarem.
Como a maioria dos Mbunas, apresentam uma intensa agressividade intra-espécie. Sua agressividade é mais restrita aos machos da mesma espécie e outros peixes de padrões e cores semelhantes (listrados e amarelos). Deve-se evitar criá-los com Mbunas mais pacíficos nesta situação.
Como são peixes de harém é recomendado sempre manter pelo menos um macho e três fêmeas, assim elas não ficarão muito estressadas por causa de perseguições da parte do macho.
É muito importante que ao comprar seus Ciclídeos Africanos veja a compatibilidade entre eles, para seu aquário não virar um ambiente de lutas e perseguições constantes, isso irá estressar os peixes levando-os à morte ou deixando-os mais suscetíveis a doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário